Nossa Palavra – Grandes taquaritinguenses

Compartilhe esta notícia:

Taquaritinga possui um grande número de pessoas residentes em diversas localidades do país, que sempre divulgaram e divulgam o nome da cidade. Seria impossível enumerá-las, uma a uma, devido a qualidade profissional que representam em termos estruturais, seguidas do aprendizado conquistado ao longo dos anos.

Porém, dois cidadãos taquaritinguenses, com formação profissional das mais respeitadas, merecem ser destacados nominalmente, em razão daquilo que realizam e representam para Taquaritinga: Dr. Dimas Eduardo Ramalho e Edmilson José Gomes de Moraes.

Nascido em agosto de 1954, Dimas Ramalho, como gostava de ser chamado nos tempos em que atuava pelo Clube Atlético Taquaritinga – CAT – tornou-se, entre os anos de 1990 a 2012, um dos políticos mais respeitados do Brasil, com atuações de destaque na Assembleia Legislativa de São Paulo e na Câmara dos Deputados.

Formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP), foi membro do Ministério Público do Estado de São Paulo. Ingressou na carreira de promotor de Justiça em 1980 e tornou-se Procurador de Justiça em 1994. No dia 8 de novembro de 2017, recebeu o título de Cidadão Paulistano em sessão solene realizada na Câmara Municipal de São Paulo.

Dr. Dimas Eduardo Ramalho é Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, instituição da qual foi presidente em 2016, vice-presidente em 2015, Corregedor em 2014 e exerce novamente a presidência em 2022.

Em termos de experiência administrativa, Dr. Dimas foi Secretário de Serviços do Município de São Paulo entre 2007 e 2009, na administração de Gilberto Kassab, sendo responsável pelos setores de limpeza urbana, iluminação pública, entre outros. Também foi Secretário de Habitação do Estado de São Paulo, entre 1996 e 1998, no governo de Mário Covas.

Anteriormente, ocupou as funções de Vice-Presidente da Nossa Caixa, Nosso Banco (1991-1992), Diretor de Projetos Especiais do Fundo de Desenvolvimento da Educação, na Secretaria de Estado da Educação (1989-1990), e de Secretário-Adjunto da Secretaria de Estado de Esportes e Turismo (1987-1988).

É um dos autores do livro “48 Visões sobre a Corrupção”, lançado em 2016 pelo Instituto Não Aceito Corrupção, cujo prefácio é assinado pelo ex-juiz federal Sérgio Moro. Escreveu também “Linha do Tempo”, livro de cunho intimista que reúne reflexões compartilhadas nas redes sociais.

Publicou dezenas de artigos jornalísticos e acadêmicos na imprensa nacional e em veículos especializados na área do Direito Público. Foi apresentador do Vitrola, na TVAra, emissora educativa aberta da região de Araraquara, programa cultural que foi ao ar semanalmente entre 2011 e 2016, voltado, especialmente para a música. Dimas Ramalho integra, como convidado, a grade de comentaristas da bancada do Jornal da Cultura, na TV Cultura.

É casado com Andrea Ramalho, com quem tem dois filhos, Horácio Ramalho Neto e Marcelo. É filho da professora Jerssey de Paula Ferreira Ramalho e de Horácio Ramalho, advogado que foi prefeito de Taquaritinga (1986-1987) e Tenente da Revolução Constitucionalista de 1932.

Já Edmilson José Gomes de Moraes, que em julho completa 46 anos de idade, foi um dos grandes futebolistas brasileiro, mas começou a jogar bola nos campinhos da antiga Vila (hoje Jardim) São Sebastião em Taquaritinga, sempre exercendo uma liderança dentro de campo junto os seus companheiros de equipe.

Edmilson José Gomes de Moraes

Edmílson iniciou sua trajetória profissional no XV de Jaú. Após obter destaque no clube do interior paulista assinou pelo São Paulo FC em 1995, conquistando dois títulos do Campeonato Paulista durante sua passagem. Em 2000, se transferiu ao Olympique Lyonnais. Pelo clube de Rhône-Alpes, atuou por 4 temporadas, ganhando 3 ligas francesas e 1 Copa da Liga.

Em julho de 2004, assinou contrato com o Barcelona da Espanha e fez sua estreia em La Liga em 19 de setembro, em um empate em 1×1 fora de casa contra o Atlético de Madrid. Na temporada seguinte, ajudou o Barça a ganhar a liga espanhola e a liga dos campeões. Aos 32 anos, assinou contrato com o Villarreal, permanecendo naquela equipe por apenas seis meses.

Após deixar o Villarreal, assinou com o Palmeiras por duas temporadas. Sua estreia foi apenas 7 dias após a contratação, contra o Marília. Seu primeiro gol foi contra o Real Potosí, 3 dias depois. Após deixar o Palmeiras, assinou com o Zaragoza por um ano, onde atuou por 12 jogos, acertando sua volta ao Brasil, para atuar pelo Ceará Sporting Clube por um ano.

Pela Seleção Brasileira de Futebol, Edmilson atuou em 42 ocasiões entre 2000 e 2007. Sua estreia na equipe brasileira ocorreu em 18 de julho de 2000, na derrota por 2×1 para o Paraguai.

Fez parte do elenco campeão da Copa do Mundo da Coreia e Japão em 2002, disputando seis partidas contra Turquia, Costa Rica, Bélgica, Inglaterra, Turquia (semifinais) e Alemanha. No torneio, Edmílson marcou um gol de bicicleta contra os costa-riquenhos. Em 2006, o atleta taquaritinguense já treinava com a equipe para a disputa da Copa do Mundo da FIFA daquele ano, mas foi cortado a menos de 15 dias da estreia devido a uma lesão no joelho.

Em 2014, foi comentarista de futebol no programa Arena SBT. Atualmente é “Embaixador Mundial das escolas do FC Barcelona”, Embaixador da Fundação Barcelona e atleta do FCB Legends, além de presidente do Futebol Clube SKA Brasil. Seu grande projeto educacional concretizou-se em 2006, com a inauguração, em Taquaritinga, da fundação “Semeando Sonhos”, que leva seu nome, entidade destinada a ajudar jovens da cidade e região.

Como se vê, dois taquaritinguenses exercendo inúmeras atividades, todas de extrema importância para a coletividade brasileira. Merecem, sem dúvida, esse destaque nas páginas de O Defensor.

Compartilhe esta notícia: